domingo, 21 de janeiro de 2018

WRC 2018 em 3 minutos


Depois de uma das temporadas mais emocionantes de sempre, o Campeonato do Mundo de Ralis está de regresso para uma nova época. Sébastien Ogier e Julien Ingrassia defendem o título de penta-campeões mundiais, enquanto a M-Sport quererá repetir o triunfo no campeonato de construtores. O que esperar do WRC em 2018?



As equipas

M-Sport Ford WRT
Após o abandono em 2012, a Ford regressa ao WRC. Embora com um envolvimento parcial, através da Ford Performance, o peso da casa mãe é notado na designação da equipa. A única formação a vencer com todos os pilotos em 2017, surge desfalcada pela saída de Ott Tanak para a Toyota. Ainda assim, tem entre si Sébastien Ogier, que dispensa apresentações. Ao seu lado estará Elfyn Evans, que realizou uma grande época no ano transacto. O terceiro carro da M-Sport será repartido por Teemu Suninen em oito provas (Suécia, México, Portugal, Sardenha, Finlândia, Turquia, Grã-Bretanha e Catalunha), Bryan Bouffier em dois ralis (Monte Carlo e Córsega), desconhecendo-se quem irá assumir esse papel nas restantes duas corridas (Alemanha e Austrália).


Hyundai Shell Mobis WRT
Não faltou rapidez à Hyundai e ao i20 em 2017, mas os pilotos falharam. Thierry Neuville perdeu o título mundial com dois erros em Monte Carlo e na Suécia, tendo vencido quatro provas (contra apenas duas de Sébastien Ogier). Dani Sordo e Hayden Paddon tiveram temporadas apagadas, em especial este último, aparentemente afectado pelo acidente em Monte Carlo, do qual resultou uma vítima mortal. A este trio juntou-se, ainda no final da passada temporada, Andreas Mikkelsen, que guiará o segundo carro e fará todas as provas em 2018, ao lado de Neuville. Quanto a Sordo e Paddon, irão dividir a condução do terceiro carro sul-coreano ao longo da época, à excepção do Rali de Portugal, onde a Hyundai fará alinhar quatro carros.

Toyota Gazoo Racing WRT
A grande surpresa da passada temporada, com uma vitória por intermédio de Jari-Matti Latvala e outra por Esapekka Lappi, logo na época de estreia, regressa agora reforçada. Para além dos dois finlandeses, o construtor nipónico terá Ott Tanak na sua formação. O estónio foi um dos pilotos em evidência em 2017 e, não querendo manter-se como n.º2 de Ogier na M-Sport, rumou à equipa chefiada por Tommi Makkinen. Caso os problemas de fiabilidade, que afastaram Latvala da luta pelo título, estejam resolvidos, o Yaris WRC poderá bater-se com os seus concorrentes.


Citroën Total Abu Dhabi WRT
Depois de uma época para esquecer, a equipa francesa apresenta-se com um novo plano. Stéphane Lefebvre foi despromovido ao WRC2 e somente Kris Meeke fará todas as provas do campeonato. A grande novidade é mesmo o regresso de Sébastien Loeb, que estará presente em três ralis, a saber: México, Córsega e Catalunha. Craig Breen alinhará em todas as provas, à excepção daquelas em que Loeb estará. Khalid Al-Qassimi, o grande patrocinador da formação, através de Adu Dhabi, também estará ao volante do C3, não se sabendo ainda em que ralis.


As provas
1. Monte Carlo 25 - 28 Janeiro 
2. Suécia 15 - 18 Fevereiro
3. México 8 - 11 Março 
4. França 5 - 8 Abril 
5. Argentina 26 - 29 Abril 
6. Portugal 17 - 20 Maio 
7. Sardenha 7 - 10 Junho 
8. Finlândia 26 - 29 Julho 
9. Alemanha 16 -19 Agosto 
10. Turquia 13 - 16 Setembro 
11. Grã-Bretanha 4 - 7 Outubro 
12. Catalunha 25 - 28 Outubro
13. Austrália 15 - 18 Novembro

Palpitações
A dúvida principal, em torno da nova temporada, reside na competitividade e fiabilidade de cada carro, no presente momento e ao longo dos próximos meses. Em 2017, o i20 mostrou-se, em geral, competitivo, porventura um pouco mais do que o Fiesta; o C3 pareceu ter um ascendente em asfalto, enquanto o Yaris se deu bem com os ares da Suécia ou da Finlândia, não sendo o "charuto" que alguns imaginavam. Será que a relação de forças se alterará este ano? A resposta a esta pergunta poderá influenciar a resposta a muitas outras dúvidas... Ogier mantém a aposta na regularidade? O que poderá fazer o "especialista" Bouffier e o que valerá o talento Suninen? Mikkelsen superioriza-se ao chefe de fila Neuville? Regresso de Paddon às grandes exibições? Triunfos de Sordo no asfalto? Latvala mantém-se como nº1 da Toyota ou cede à afirmação de Tanak e Lappi? Meeke demonstra que o C3 é um grande carro em todos os pisos? Sébastien Loeb mostra que quem sabe não esquece? Craig Breen justifica o investimento de Yves Matton?

Quem vencerá o WRC em 2018? 

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Fotos: Facebook WRC